|

Por que a doutrina do Espírito Santo

Introdução

Holy_SpiritFaz alguns anos que a Escola Bíblica da Rede Novo Tempo de Comunicação tem atendido certo número de adventistas, que têm passado por dificuldades em compreender o que está revelado sobre o Espírito Santo. Embora o nosso atendimento esteja voltado para as pessoas que ainda não pertencem à igreja, tentamos ajudar os membros que nos procuram, dentro das nossas possibilidades. Portanto, eu gostaria de compartilhar alguns pontos de vistas com meus irmãos na fé.
Você já parou para pensar, por que foi que Satanás escolheu o assunto da personalidade do Espírito Santo, para ser uma das suas principais ferramentas de ataque contra a igreja na atualidade? Dentre as muitas razões, vou destacar três, com a finalidade de refletirmos um pouco mais sobre como nos comportar diante do confronto doutrinário quanto à pessoa do Espírito Santo.

Eventos Finais em Ameaça

Para que Jesus volte logo, o evangelho precisa ser pregado a todo o mundo. Segundo o que conhecemos dos estudos proféticos sobre os eventos finais, este é um dos sinais que esperamos ver acontecer. E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo como testemunho a todas as nações, e então virá o fim (Mateus 24:14). E como estamos?
Somos mais de 15 milhões de adventistas ao redor de todo o mundo. Só os brasileiros são bem mais um milhão. Como denominação, oficializamos cinco igrejas por dia. No meio evangélico, não existe outra rede particular de ensino e nem de saúde, maior que as dos adventistas. Esta oitava maior corporação religiosa do mundo batiza um novo adventista a cada 28 segundos. E você pode perguntar: “Mas e quanto aos que se apostatam?” Eu lhe respondo com uma outra pergunta: “E quanto à igreja invisível?”.
Estou me referindo aos adventistas em potencial, ou informais, frutos de ministérios silenciosos como a educação, as publicações e a mídia. Mais de cinqüenta milhões de brasileiros têm a oportunidade de assistir ou ouvir os programas da Rede Novo Tempo, em seu próprio lar. Em muitos casos, tais programas fazem todo o papel do ensino e da evangelização, e o ouvinte, internauta ou telespectador, passa a viver todos os ensinamentos cristãos que aprendeu, embora desconheça a existência da igreja. Estas pessoas costuma dizer que pertencem à “Igreja Voz da Profecia”, “Igreja do Pr. Fulano de Tal”, “Igreja da Novo Tempo”, etc. São “adventistas” que ainda não conhecem a organização adventista.
A presença adventista, em dados aproximados, está em 210, dos 230 países reconhecidos pela ONU. E então, só nos faltam cerca de 20 países? Não, por causa das ondas de rádio e televisão que levam a mensagem para dentro destas fronteiras aparentemente intransponíveis. Se não podemos abrir igrejas na China, da ilha de Fideo, a nossa rádio, através das suas ondas, vai pregar o evangelho nos lares chineses. Cobrimos todos os continentes através de satélites.
A igreja está praticamente preparada cumprir Mateus 24:14. Se você ler o livro de Denis Smith, O Batismo do Espírito Santo, vai perceber que para a igreja alcançar isto, só lhe falta uma coisa: o batismo coletivo do Espírito Santo. E é exatamente isto que Satanás não quer ver acontecer. Pense: se, técnica e teoricamente, impedir que Mateus 24:14 se cumpra, seria impossível, que outro acontecimento dos últimos dias poderia ser detido pelo inimigo? Que tal, a chuva serôdia? É isso aí! Se a igreja não aceitar o Espírito Santo como Ele é, como irá recebê-Lo? O reavivamento é um evento final profetizado que precisa acontecer, caso contrário, Cristo não volta. Não é uma estratégia bem maligna?

Trabalho Inútil

Eu poderia classificar os correspondentes da Escola Bíblica que apresentam questionamentos sobre a personalidade do Espírito Santo, em três grupos distintos.
Várias pessoas que ouvem ou assistem à Novo Tempo e ainda não estão satisfeitos com sua própria compreensão sobre quem é a terceira pessoa da trindade, nos procuram com a finalidade de aprender mais. Elas se originam das mais diferentes denominações cristãs, e não fazem parte das discussões dissidentes que existem dentro da própria igreja. Como estamos aqui para evangelizar, este é o nosso público-alvo. Depois que nos procuram, nossas correspondências sempre terminam em um amigável relacionamento de ensino-aprendizado, onde houve crescimento.
Existe uma outra classificação de pessoas que também nos procuram porque têm dúvidas sobre quem é o Consolador, mas que se diferencia num ponto: como surgiu a dúvida. Neste caso, geralmente o indivíduo não tinha problemas com a compreensão doutrinária, até que alguém lhe apresentou uma outra interpretação. Como esta “nova luz” contradiz o que ele aprendeu com a igreja, ele nos procura para receber explicações. Como está muito confuso, o destino das suas crenças precisa de um cuidado muito especial.
Minha preocupação é com a pessoa que já decidiu descrer na pessoa do Espírito Santo. Na maioria dos casos, o nosso atendimento a este tipo de (des)crente segue uma seqüência um tanto uniforme. Primeiro o “irmão” se apresenta com um material de conteúdo volumoso, para nos apresentar suas razões de questionamento. Aparentemente quer aprender, mas o desenrolar do diálogo logo mostra que ele está pedindo uma satisfação da igreja, porque ele julga que ela está “ensinando errado”. Como não nos seja tão difícil fazer a defesa ao nosso Amigo Intercessor, através do que está revelado, os argumentos do questionador logo acabam, mas não o debate. É nesse ponto que ele revela as reais razões dos seus questionamentos, que são as críticas à igreja. Possivelmente esta pessoa não assumirá as suas motivações dissidentes. Sabe por quê? Provavelmente também, esta pessoa não será humilde o suficiente para rever os seus conceitos. Imagina por quê? Como cristãos evangelizadores, a nossa humilde tarefa é mostrar às pessoas, o que está revelado sobre Deus. Neste esforço nós abrimos a Bíblia e as ajudamos com algumas explicações. Mas, quem somos nós para operar no coração de alguém? Somos muito conscientes de que quem realmente convence o pecador é o Espírito Santo. Todavia, se o pecador que precisa ser convencido pelo Espírito Santo ignora este Único Ser no Universo que poderia ajudar-lhe, como conseguirá enxergar o seu erro? Entende a seriedade da preocupação de Paulo em nos advertir a não “entristecermos” o Espírito Santo (Efésios 4:30)? Percebe o motivo de Jesus afirmar que não ser um crente no Espírito Santo pode chegar a ser um caminho sem volta (Lucas 12:10)?
Se Satanás quer nos afastar dos caminhos de Deus, definitivamente, haveria uma tática melhor do que esta? É aí que começamos a entender porque esta divergência doutrinária termina em apostasia e divisão de igrejas, mais que qualquer outra. Como uma segmentação que diverge em relação ao Espírito Santo irá ter o fruto dEle, o fruto da conversão? “Um povo sem conversões”: eis o prato cheio do inimigo de Deus.

Polêmica Sem Fim

Você deve conhecer aquela velha ilustração, de que tentar compreender a Deus é como tentar colocar toda a água do oceano num buraquinho cavado no chão litorâneo. Eu acredito que não existe cristão pensante no mundo que nunca tenha tido algum questionamento sobre a identidade de Deus. Isto é natural porque somos inteligentes e limitados, ao mesmo tempo. Vivemos o paradoxo de sermos chamados para conhecer a Deus (João 17:3; Jeremias 29:12-13) e ao mesmo tempo sermos incapazes de conquistar isto por completo (Jó 11:7-8; Salmo 145:3). Em seu livro “O Deus (In)visível”, depois de tanto questionar sobre a nossa incapacidade de conhecer a Deus, Phillip Yancey me leva a concluir que, mais importante que medir a Deus, é se relacionar com Ele, aceitando-O como Ele é. Devemos aceitar o que Deus revela, porque Ele disse, e nós confiamos. Mas acontece que isto é muito difícil para alguns cristãos excessivamente racionais.
E aí entra a eficácia maligna da contenda sobre como é a identidade da terceira pessoa da divindade. Onde duas idéias diferentes se antagonizam na tentativa de explicar o que é humanamente inexplicável, mesmo o lado correto terá, em sua defesa, limitações que continuarão se manifestando em formatos de interrogação. Então, por não conseguir dar todas as explicações, para os que gostam de se alimentar da dúvida, o correto passa a ter aparência de engano. Misturar o erro com a verdade é uma estratégia antiga, mas agora ela tem um adicional: as dúvidas que não se calam nem se explicam.
Resultado? Certos e errados, sinceros e críticos, perseveram na controvérsia que desvia-lhes do foco original da sua fé. O tempo que deveriam usar para comungar com Deus e evangelizar o próximo é gasto em apologias que apenas continuam a pintar uma imagem maximizada e distorcida, de uma igreja confusa. Enquanto a igreja fica se desgastando na tentativa inútil de dar todas as explicações sobre quem e como é Deus, os que não concordam com sua doutrina se aproveitam desta limitação para aumentar o descrédito eclesiástico – o que mostra que não se trata somente de uma divergência doutrinária, mas de uma rebelião armada.
Nós devemos buscar o esclarecimento da verdade, inclusive para ajudar aqueles que estão no vale da dúvida. Mas este esforço tem limite. Uma vez que o problema da dúvida que o inimigo instala na igreja se torna infindável, precisamos analisar se não estamos contribuindo para que ele descanse em paz.

Conclusão

O assunto da identidade e da personalidade do Espírito Santo tem sido usado como uma estratégia satânica para perverter, ao máximo que puder, a igreja de Deus. Portanto, as raízes desta indisposição de alguns em crer no Consolador conforme o que está revelado estão firmadas além do campo das opiniões e das idéias. Este problema se origina no conflito cósmico entre o bem e o mal, como uma estratégia do próprio autor do mal, onde os humanos envolvidos, apesar de participarem da culpa ou não, são apenas o campo de batalha.
Ai dos que habitam na terra e no mar, porque o diabo desceu a vós, e tem grande ira, sabendo que pouco tempo lhe resta (Apocalipse 12:12). Dentre as muitas razões que o inimigo poderia ter para escolher as dúvidas sobre a doutrina do Espírito Santo para ser uma das suas principais ferramentas de ataque à igreja, justamente na época atual, destacamos três: a) impedir a chuva serôdia, e por conseqüência os eventos finais, porque desabilita a igreja de receber o Espírito Santo, uma vez que não O reconhece como Ele é; b) impedir o crente de compreender o próprio assunto, por estar fechado para o próprio ensinador que é o próprio Espírito Santo; c) deixar a igreja envolvida numa polêmica sem fim, uma vez que o assunto sobre as características divinas nunca será plenamente compreendido pela mente humana.
A igreja deve continuar a estudar o que existe revelado sobre o assunto da personalidade do Espírito Santo, mas precisa se conscientizar de alguns detalhes. Ao encontrarmos um irmão ou uma comunidade cristã que está passando por dificuldades de crer na pessoa do Espírito Santo, devemos prestar-lhe um auxilio especial, pois se trata de um risco maior de ruína espiritual: o risco de perder a própria salvação e de impossibilitar a igreja de triunfar. Mas devemos nos conscientizar de que, ao defender a fé, tentar fazer um papel que nem Deus faria pode nos tornar agentes da própria vontade satânica.
Se diminuirmos e depreciamos a pessoa e a personalidade de Deus para uma “coisa” qualquer, então, “conseguiremos compreende-la”, por termos redimensionado-a para caber no limitado espaço da nossa louca razão. Portanto, aceitar uma outra “doutrina”, ou querer ampliar a interpretação atual, só por parecer que assim será possível dar respostas mais lógicas, pode ser um assassinato à natureza original da fé. Nunca compreenderemos a Deus plenamente, em especial, ao Espírito Santo, que é a parte menos revelada da trindade.
A equipe da Escola Bíblica tem se reunido na central da Rede Novo Tempo para rogar a ajuda de Deus aos seus filhos, nos complicados caminhos da fé. Eu desejo que você sempre continue ao lado da verdade, pois quero ter a alegria “triúna” de encontrar-me com você e com o Espírito Santo, na glorificação.

Um abraço,

Pr. Valdeci Júnior



Imprimir E-mail
Um homem de 64 anos que engraxa sapatos para sobreviver, no ano passado, doou 100 mil dólares para um hospital infantil.

Por mais de 25 anos Albert Lexie havia trabalhado no hospital infantil em Pittsburgh, engraxando sapatos do pessoal e dos visitantes do hospital, ganhando muito menos do que a média do salário mínimo. Como conseguiu fazer tal doação? Para cada pagamento que recebia, separava uma pequena quantia em um pote rotulado: "Crianças do Albert". Ele começou em 1981 depois de assistir a um programa televisivo a respeito de crianças que não tinham condições de submeter-se a tratamento médico por questões financeiras. Albert imediatamente doou sua poupança de toda uma vida, no valor de $ 750, e então, determinou-se a poupar 100 mil dólares. Embora tenha alcançado esse alvo, não tem planos de parar. "Sinto-me bem", disse a um jornalista, "quero continuar".


O espírito generoso e compassivo nada tem que ver com a nossa riqueza. Não depende de onde viemos ou do que fazemos para sobreviver, mas tem tudo que ver com o permitirmos que Deus haja em nós. Permita-Lhe estabelecer suas prioridades e determinar seus alvos. Mediante escolhas aparentemente pequenas, feitas várias vezes durante o dia, tornamo-nos canais da graça extraordinária de Deus.


Apelo: Hoje, ao devolvermos os dízimos e as ofertas do Senhor, permita que Deus o use como um agente de Seu amor.


Distribuição das Ofertas: 60% para igreja local, 20% para projetos Missionários de sua Associação/Missão e 20% para Ofertas Missionárias Mundiais.



Bíblia itinerante inicia jornada pelo mundo
Imprimir E-mail

ANN, Ansel Oliver. Manila, Filipinas, 11 de outubro de 2008

ImageUma cópia incomum da Bíblia iniciou jornada pelo mundo, dia 11 de outubro. O viagem começou após culto no Concílio Anual que aconteceu em Manila, nas Filipinas. O exemplar especial, de capa de couro, medindo 12 por 18 polegadas, é escrita em 66 idiomas, uma para cada livro. O presidente da Igreja, Jan Paulsen, entregou a Alberto C. Gulfan Jr., presidente da Igreja na Ásia Meridional-Pacífico, a primeira etapa do itinerário global. Na passagem haverá leitura e concentração. Ela chega ao Brasil, entre setembro e outubro de 2009. (clique).

ImageA jornada, uma iniciativa planejada desde o ano passado, chamada "Siga a Bíblia", tem por objetivo reacender entre adventistas por todo o mundo, a necessidade diária de ligação com a Bíblia. Uma recente pesquisa da membresia mundial constatou que 51 por cento disseram estudar regularmente a Bíblia.

Seis continentes serão percorridos pela Bíblia e o percurso terminará no próximo congresso denominacional em Atlanta, GA., EUA, em 2010.

Image"A IASD deve redescobrir o valor da leitura deste livro", disse Paulsen a cerca de 12.000 pessoas durante o culto do sábado no Coliseu Araneta, local da famosa luta em 1975 entre os boxeadores Muhammad Ali e Joe Frazier.

"Em meio ao nosso próprio povo demasiado número não gasta tempo numa base regular com esta Palavra e sofremos com isso", declarou Paulsen. "Este é um compromisso de que tornaremos a Palavra de Deus mais central em nossas vidas".

"Esta será a Bíblia mais viajada na história do mundo", declarou Mark Finley, vice-presidente para evangelismo e testemunho pessoal da Igreja Adventista.

Finley disse à multidão que o exemplar especial da Bíblia traz o Gênesis escrito em espanhol, os Salmos em chinês, e o Apocalipse em coreano. Ele disse que o livro de Neemias é escrito em Tagalog, notícia que foi recebida com aplausos pela audiência filipina.

A Bíblia passará vários meses na região da Ásia Meridional-Pacífico. Em dezembro, será enviada a Seul, Coréia do Sul, e outras cidades por toda a região da Ásia Setentrional-Pacífico.

Os usuários de Internet poderão seguir a jornada da Bíblia pelo endereço www.followthebiblesda.com. O site também oferece outros recursos, inclusive um guia para a leitura da Bíblia durante um ano.

A Fé não está à venda

glo-rec

“Assim como, no meio do povo, surgiram falsos profetas, assim também haverá entre vós falsos mestres, os quais introduzirão, dissimuladamente, heresias destruidoras…e muitos seguirão as suas práticas libertinas, e por causa deles, será infamado o caminho da verdade; também, movidos por avareza, farão comércio de vós, com palavras fictícias; para eles o juízo lavrado há longo tempo não tarda e a sua destruição não dorme”. (II Pedro 2:1-3 – Versão Bíblica Almeida Revista e Atualizada).

Estas são as palavras atribuídas ao discípulo de Jesus Cristo, chamado Pedro, mas poderiam ser as palavras de algum grande pensador moderno que trate de liderança religiosa ou secular. O grau de pertinência das palavras inspiradas de Pedro é comprovado pelo noticiário cotidiano. A expressão “farão comércio de vós (ou vocês)” encontra eco hoje na mente de muita gente que é vítima ou praticante da comercialização da fé. Sim, definitivamente para muitos oportunistas e aproveitadores inescrupulosos a fé virou produto que já gera, também, como podemos assistir nos últimos dias, a uma guerra entre emissoras de TV. Claro que não somos ingênuos e sabemos que a luta de duas grandes redes de televisão brasileiras (Globo e Record) se dá por dinheiro (audiência, espaço na mente humana consumidora voraz de dados e informações). Cada uma delas usa as armas que dispõe para atacar a outra. E ambas exploram as fragilidades da concorrente para tentar desgastar sua imagem perante o público.

Mas, por trás dessa batalha motivada pela ganância, está a mercantilização de algo que não é produto, mas que assim passou a ser considerada. A fé. Não, prezados leitores, a fé não é mais um produto a ser trabalhado pelas equipes de marketing com a finalidade única e exclusiva de ser vendido a um determinado custo. Ao contrário do que se começou a se pregar e propagar há alguns anos no meio religioso e que agora virou assunto na boca da população em geral, a fé é muito diferente do que se tem apresentado em parte da mídia, parte das igrejas, parte da sociedade civil, parte do mundo corporativo.

Se você quer ter uma definição fidedigna de fé pode se direcionar a um livro que trata com propriedade do assunto: a Bíblia. Mas não comece com preconceitos, pretextos e indisposição para entender o contexto. Vá de maneira sincera e aberta para entender o que é fé. E acabará contrastando o conceito moderno e distorcido de fé com o conceito antigo, mas atual descrito através dos vários autores da Bíblia Sagrada.

Dizem que a fé exige barganha, ou seja, a pessoa dá dinheiro e recebe algo de volta: curas físicas, bênçãos materiais (eu disse, materiais) e garantia de uma trajetória linear sem percalços nesse mundo. Jesus Cristo, no entanto, o maior entendido de fé, falou em renúncia do próprio eu, em abnegação, em altruísmo e disse que a fé sincera poderia remover uma montanha. Nas palavras Dele, “não acumuleis para vós tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam” (Mateus 6:19), ou então, “buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas” (Mateus 6:33). A fé tem relação com algo espiritual essencialmente. Obviamente Deus não se alegra com o sofrimento humano por falta de dinheiro ou doenças, mas aqui Ele trata de algo bem maior, a confiança e a dependência Dele. A máxima dita por Jesus, conforme João 16:33, é a de que “no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”.

Alegam que a fé é uma atitude positiva, um estado de espírito, algo que surge e vai embora com a mesma intensidade, um sentimento fugaz, passageiro, transitório. Mas de acordo com o grande entendido, Jesus Cristo, que para alguns não passa de revolucionário ou profeta de grande importância – mas que na Bíblia é chamado de Deus mesmo – fé tem a ver com uma convicção plena a qualquer momento, ainda que não se consiga enxergar o que está à frente. Na inspiração do autor do livro de Hebreus, “fé é a certeza das coisas que se esperam, a convicção de fatos que não se veem” (Hebreus 11:1). Não é simplesmente um bom pensamento, uma “fezinha” capaz de assegurar uma bolada de dinheiro através de um sorteio.

Enfim, a fé não pode ser vendida pelo óbvio motivo de que não é um produto ou um serviço que se oferece, nem no templo e nem na lotérica. A fé é a confiança em Deus e isso não tem preço ou custo humanos. “A fé não vem de vós, é dom de Deus”, diz o apóstolo Paulo em Efésios 2:8. Consigo concluir que a fé é algo bem maior que o ser humano tenta reduzir, por interesse ou conveniência, querendo obter vantagem sem pensar que poderia ser beneficiado de maneira mais ampla ainda. É isso mesmo! Se tivermos uma fé genuína, ainda que pequena como o grão de mostarda, faremos coisas muito maiores do que simplesmente ter dinheiro ou alívio físico ou emocional. Seremos felizes de verdade porque teremos confiança e esperança.

FELIPE LEMOS

Jornalista, blogueiro e especialista em marketing

e-mail – felipex29@gmail.com

twitter – felipelemos29


10 perguntas e respostas sobre a gripe comum e a influenza A (H1N1)

DiferencasGripeComumInfluenzaVeja as perguntas mais comuns dos brasileiros e as respostas do governo federal para as questões.

1. Existe transmissão sustentada do vírus da Influenza A (H1N1) no Brasil?
Desde 24 de abril, data do primeiro alerta dado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) sobre o surgimento da nova doença, até o dia 15 de julho, o Ministério da Saúde só havia registrado casos no país de pessoas que tinham contraído a doença no exterior ou pego de quem esteve fora. No dia 16 de julho, o Ministério da Saúde recebeu a notificação do primeiro caso de transmissão da Influenza A (H1N1) no Brasil sem esse tipo de vínculo. Trata-se de paciente do Estado de São Paulo, que morreu no último dia 30 de junho. Esse caso nos dá a primeira evidência de que o novo vírus está em circulação em território nacional. Todas as estratégias que o MS deveria adotar numa situação como esta já foram tomadas há quase três semanas. O Brasil se antecipou. A atualização constante de nossas ações contra a nova gripe permitiu que, neste momento, toda a rede de saúde esteja integrada para manter e reforçar as medidas de atenção à população.

2. Qual a diferença entre a gripe comum e a Influenza A (H1N1)?
Elas são causadas por diferentes subtipos do vírus Influenza. Os sintomas são muito parecidos e se confundem: febre repentina, tosse, dor de cabeça, dores musculares, dores nas articulações e coriza. Por isso, não importa, neste momento, saber se o que se tem é gripe comum ou a nova gripe. A orientação é, ao ter alguns desses sintomas, procure seu médico ou vá a um posto de saúde. É importante frisar que, na gripe comum, a maioria dos casos apresenta quadro clínico leve e quase 100% evoluem para a cura. Isso também ocorre na nova gripe. Em ambos os casos, o total de pessoas que morrem após contraírem o vírus em todo o mundo é, em média, de 0,5%.

3. Quando eu devo procurar um médico?
Se você tiver sintomas como febre repentina, tosse, dor de cabeça, dores musculares, dores nas articulações e coriza, procure um médico ou um serviço de saúde, como já se faz com a gripe comum.

4. O que fazer em caso de surgimento de sintomas?
Qualquer pessoa que apresente sintomas de gripe deve procurar seu médico de confiança ou o serviço de saúde mais próximo, para receber o tratamento adequado. Nos casos de agravamento ou de pessoas que façam parte do grupo de risco, os pacientes serão encaminhados a um dos 68 hospitais de referência.

5. Por que o exame laboratorial parou de ser realizado em todos os casos suspeitos?
Essa mudança ocorreu porque um percentual significativo — mais de 70% — das amostras de casos suspeitos analisadas em laboratórios de referência, antes dessa mudança, não era da nova gripe, mas de outros vírus respiratórios. Com o aumento do número de casos no país, a prioridade do sistema público de saúde é detectar e tratar com a máxima agilidade os casos graves e evitar mortes.

6. Se o exame não é realizado em todas as pessoas, isso significa que o número de casos registrados será subnotificado?
É importante ficar claro que vários países estão adotando a mesma prática, por recomendação da Organização Mundial da Saúde. Vamos continuar a registrar o número de casos. Como já ocorre com surtos de gripe comum, vamos confirmar uma amostra de casos e todos os outros que tiverem os mesmos sintomas e no mesmo ambiente, seja em casa, na escola, no trabalho, na igreja ou no clube, serão confirmados por vínculo epidemiológico. Além disso, temos no Brasil 62 unidades de “Rede Sentinela” em todos os estados, com a função de monitorar a circulação do vírus influenza e ocorrência de surtos. Essa rede permite que as autoridades sanitárias monitorem a ocorrência de surtos devido ao vírus da gripe comum — e, agora, do novo vírus — por meio da coleta sistemática de amostras e envio aos laboratórios de referência. É importante ficar claro que, a partir de agora, o objetivo não é saber se todos os que têm gripe foram infectados por vírus da influenza sazonal ou pelo novo vírus. Com o aumento no número de casos, passamos agora a trabalhar com o diagnóstico coletivo, exceto para aqueles que podem desenvolver a forma grave da doença, seja gripe comum ou gripe A.

7. Quais os critérios de utilização para o Tamiflu?
Apenas os pacientes com agravamento do estado de saúde nas primeiras 48 horas, desde o início dos sintomas, e as pessoas com maior risco de apresentar quadro clínico grave serão medicados com o Tamiflu. Os demais terão os sintomas tratados, de acordo com indicação médica. O objetivo é evitar o uso desnecessário e uma possível resistência ao medicamento, assim como já foi registrado no Reino Unido, Japão e Hong Kong. É importante lembrar, também, que todas as pessoas que compõem o grupo de risco para complicações de influenza requerem avaliação e monitoramento clínico constante de seu médico, para indicação ou não de tratamento com o Tamiflu. Esse grupo de risco é composto por: idosos acima de 60 anos, crianças menores de dois anos, gestantes, pessoas com diabetes, doença cardíaca, pulmonar ou renal crônica, deficiência imunológica (como pacientes com câncer, em tratamento para AIDS), e também pessoas com doenças provocadas por alterações da hemoglobina, como anemia falciforme.

8. O medicamento está em falta?
Não. O Ministério da Saúde possui estoque suficiente de medicamento para tratamento dos casos indicados. Além de comprimidos para uso imediato, temos matéria-prima para produzir mais nove milhões de tratamentos.

9. Os hospitais estão preparados para atender pacientes com a Influenza A (H1N1)?
Atualmente, o Brasil possui 68 hospitais de referência para tratamento de pacientes graves infectados pelo novo vírus. Nestas unidades, existem 900 leitos com isolamento adequado para atender aos casos que necessitem de internação. Todos os outros hospitais estão preparados para receber pacientes com sintomas leves de gripe.

10. Como eu posso me prevenir da doença?
Alguns cuidados básicos de higiene podem ser tomados, como: lavar bem as mãos frequentemente com água e sabão, evitar tocar os olhos, boca e nariz após contato com superfícies, não compartilhar objetos de uso pessoal e cobrir a boca e o nariz com lenço descartável ao tossir ou espirrar.

Links do Governo Federal:
PDF:
http://voltaasaulas.se.df.gov.br/wp-content/uploads/2009/07/Minist%C3%A9rio-da-Sa%C3%BAde-tira-d%C3%BAvidas-sobre-nova-gripe.pdf

Website: http://portal.saude.gov.br/portal/aplicacoes/noticias/default.cfm?pg=dspDetalheNoticia&id_area=124&CO_NOTICIA=10404

http://www.portalnatural.com.br


Posição Bíblica Sobre Piercing e Tatuagem

30Não façam cortes no corpo por causa dos mortos, nem tatuagens em si mesmos. Eu Sou o Senhor”. Lev. 19:28

A prática de fazer cortes e pinturas no próprio corpo (tatuagens) era parte dos costumes pagãos influenciados por falsas religiões e falsos deuses.

A tatuagem era praticada como forma de idolatria, com figuras e/ou palavras sagradas nos adoradores pagãos. Era uma forma de dedicar-se como um todo àquele deus!

Deus pede para dedicar nosso corpo (que na verdade é de Deus – o templo do Espírito Santo) somente a Ele. Qualquer tipo de mutilação, furos (piercing – brincos), figuras ou palavras tatuadas são uma forma de idolatria, e transgride o primeiro mandamento.

Além dos piercings e tatuagens, poderíamos incluir o uso de qualquer jóia (brincos, correntes, pulseiras, braceletes, anéis ou qualquer jóia de adorno) como prática condenada por Deus, leia o texto bíblico seguinte:

“Então o SENHOR mandou que Moisés dissesse a eles: Vocês são um povo teimoso. Se eu fosse junto com vocês, mesmo que fosse por apenas um momento, eu os destruiria completamente. Agora tirem as suas jóias, e eu vou resolver o que fazer com vocês. Assim, depois que os israelitas saíram do monte Sinai, não usaram mais jóias”. (Ex. 33:3-6)

Deus está purificando um povo para entrar na nova Jerusalém, qual será sua decisão? Para qual Deus você dedicará o seu corpo e sua vida?

Pr. Yuri Ravem

yuriravem@yahoo.com.br



Haverá epidemias...



Haverá epidemias...Um dos textos mais conhecidos da Bíblia é aquele onde Jesus orienta os discípulos sobre fatos que ocorreriam nos "últimos dias":
"Perguntaram-lhe: Mestre, quando sucederá isto? E que sinal haverá de quando estas coisas estiverem para se cumprir? (...) Quando ouvirdes falar de guerras e revoluções, não vos assusteis; pois é necessário que primeiro aconteçam estas coisas, mas o fim não será logo. (...) haverá grandes terremotos, epidemias e fome em vários lugares, coisas espantosas e também grandes sinais do céu" (Lucas 21:7-12).
Ultimamente, o mundo tem sido bombardeado com notícias e mais notícias de calamidades em diversas áreas, seja no mundo físico, no político, no social, no financeiro, etc.

As grandes guerras da Humanidade ocorreram nos últimos 90 anos; os avanços científicos e tecnológicos também estão se desenvolvendo a passar "larguíssimos"; a economia mundial, detonada na década de 1920, novamente enfrenta um abalo castastrófico (nada parecido com as "marolinhas" que tenham empurrar goela abaixo dos brasileiros); os desastres aéreos têm sido cada vez mais frequentes e devastadores; com relação ao clima mundial, não é necessário nem comentar - onde era deserto, hoje há devastação pela água, e nos locais que viviam sob a influência das chuvas, hoje sofrem com a seca...

Ou seja, não é necessário ser nenhum phD em Escatologia (se é que existe...rsrs), para ver que o nosso mundo enfrenta um processo cada vez mais crescente de destruição da qualidade de vida para a raça humana. Já falam até de escassez total de água potável daqui há algumas décadas! A Criação está "gemendo" (cf. Rom. 8:22)!

Haverá epidemias

Depois do surgimento devastador de doenças repentinas e letais, como o câncer, a AIDS, o ébola, o rantavírus, a doença da "vaca louca", o(a) cólera, a dengue, etc., passamos a enfrentar dificuldades com novos tipos de gripes, que surgem periodicamente. Foi a gripe do frango e agora é a do porco (que a indústria suinocultora conseguiu que os governos renomeassem de "Gripe A" - afinal, o consumo de bacon, presunto, e outras "bombas" do tipo, já estava sendo afetado...).

Milhares de pessoas estão sendo infectadas por este "novo" tipo de vírus da gripe, que foi descoberto em abril deste ano, nos EUA e México, e hoje tomou conta do mundo todo, inclusive no Brasil. Até hoje, só em nosso país, foram milhares de infectados e, pelo menos, umas 120 mortes já confirmadas (apesar de não podermos confiar plenamente nos informes "oficiais", sempre com o velho e "duvidoso" slogan: "está tudo sob controle").
Todas estas doenças mencionadas acima surgiram, ou passaram a matar seres humanos, apenas há alguns poucos anos. Nossos avós e bisavós não sabiam o que era o câncer, por exemplo, mas esta doença se tornou extremamente atual em nossos dias.

Para nós, povo de origem profética, que está sempre expectante e vigilante com relação aos "sinais" do tempo do fim (ou do "fim dos tempos", como queiram), os noticiários só trazem uma notícia importante: MARANATA... O SENHOR LOGO VEM!

Enquanto o mundo luta por descobrir as causas dos constantes acidentes aéreos... enquanto corre contra o tempo para descobrir vacinas que protejam contra as últimas e mortais doenças... enquanto elabore planos engenhosos para conter o avanço da criminalidade, do uso de drogas, dos assassinatos, etc.... enquanto se empenhe pelos acordos bélicos, que ponham um fim às guerras, e possam clamar "paz, paz"... nós sabemos que tudo se tornará cada vez mais difícil, devastador e mal. E por que sabemos disso?
Porque o homem, arrogante e egoisticamente, preferiu afastar-se do seu Criador, virando as costas para Ele, preferindo dar ouvidos às fábulas filosófico-biológicas do Evolucionismo, ou aos "contos do vigário" daqueles que desprezam o Dia do Senhor da Criação (cf. Gên. 2:1-3).

O homem desistiu de Deus, e passou a viver isolado dEle, mesmo, incoerentemente, tentando mostrar que O adora e ama, porém negando-Lhe o devido respeito, honra e obediência (cf. Mat. 7:21-23).

O resultado não poderia ser outro: CAOS.

Como disse o inspirado escritor bíblico, não há tempo para cochilarmos e "fazermos de conta" que não estamos vendo o que se desenrola diante de nós. É hora de despertarmos do sono, pois nossa Redenção se aproxima (cf. Rom. 13:11).

Nestes tempos de Gripe do Porco, não podemos deixar de lavar as mãos constantemente... mas também não podemos esquecer de "lavar nosso espírito" e permitir que o Espírito Santo de Deus, a maravilhosa Pessoa da Trindade responsável por nos conduzir à salvação, nos "vacine" contra as mazelas deste mundo.

Só falta um "sinal"

Para concluir esta reflexão, eu não poderia deixar de citar aquele que, segundo o próprio Cristo, será o último e definitivo sinal.
"E será pregado este Evangelho do Reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações. Então, virá o fim" (Mat. 24:14).
Você sabe quantas cidades do Brasil ainda desconhecem a mensagem do Evangelho Eterno de Apoc. 14? Você sabe quantos municípios do nosso País nunca ouviram falar que estas calamidades já estavam previstas, e que a única solução é Jesus? Você sabe quantos pequenos povoados nos arredores das grandes metrópoles brasileiras vivem sem o privilégio de conhecerem uma igreja que ensina a obediência aos Mandamentos do Deus Criador de todas as coisas?

Enquanto nos preocuparmos mais com a climatização do nosso templo, com o acolchoamento de veludo dos bancos, com as infindáveis reuniões de Comissão cheias de blá-blá-blá, com a religião abarrotada de teorias e nada de práticas verdadeiras, com a ansiedade em poder trocar de carro pelo último modelo oferecido pela nossa concessionária preferida, com as incontáveis dívida feitas apenas para satisfazer o amor ao luxo e ostentação, com a construção de "catedrais" ou edifícios nababescos para promoção pessoal de algum líder em particupar, com a ânsia pela conquista de "cargos eclesiásticos", com a preocupação em se vestir conforme os ditames dos homossexuais da moda, etc., etc., etc... estaremos dizendo para o Senhor: "não volte ainda, pois estamos gostando muito daqui".

À medida em que perdermos tempo com tanta bobagem sem sentido algum, e não nos preocuparmos com os milhares (milhões) de pessoas que morrem a cada dia sem a luz do conhecimento da salvação em Cristo, talvez dê tempo de surgir a próxima gripe. Quem sabe será a vez da do "cachorro"!
"Aquele que dá testemunho destas coisas diz: Certamente, venho sem demora. Amém! Vem, Senhor Jesus!" (Apoc. 22:20).
Autor: Prof. Gilson Medeiros


"Batismo Não É o Fim da Estrada"



Embora seja mais conhecido entre colegar por apresentar anúncios nas reuniões administrativas com bom-humor, G.T. Ng tem uma mensagem sobre crescimento de Igreja que não poderia ser mais séria.

Durante suas viagens ao redor do mundo, Ng, secretário-associado para a Igreja Adventista do Sétimo Dia, tem uma apresentação particular que ele gosta de cumprir. O primeiro slide diz, "Infanticídio: Destino dos Recém Nascidos". Uma foto de uma mãe sorridente segurando um bebê aparece sobre a tela do salão de conferências. "Antes do batismo prodigalizamos os candidatos [para batismo] com amor e atenção", Ng lê. "Depois do batismo, muitos novos bebês em Cristo são deixados a afundar ou nadar".Para alguém como Ng, os que afundam e nadam são surpreendentemente óbvios.

As responsabilidades de seu trabalho incluem a análise de membresia da Igreja e dados sobre dízimo para várias das regiões mundiais e compartilhar as suas descobertas. Por exemplo, ele mostra os registros de membros dos anos de 2001 a 2005. Ele não revela de onde são os registros, mas é uma subseção da Igreja Mundial que opera com fundos propiciados pela Igreja, ou uma "união missão". Áreas auto-sustentáveis são referidas como "uniões conferências" [na terminologia em inglês]. Em 2002, os números de membros para a região dispararam. Em 2003, contudo, a mesma área perdeu mais de 13.000 membros."Se percebo quedas ou aumentos drásticos, pergunto-me por quê", diz Ng. Nesse caso citado, a união missão "limpou os livros" no ano anterior -- removendo membros que se transferiram, que pediram que seus nomes fossem removidos, ou não mais praticam a fé adventista.

O procedimento de atualizar os livros está finalmente tomando forma na Igreja Adventista do Século 21. O Paquistão foi a primeira área da Igreja Mundial a realizar uma auditoria de membros desde o início dos anos da década de 1900, declara Bert Haloviak, diretor do Escritório de Arquivos e Estatísticas para a Igreja Adventista. A auditoria inicial no Paquistão teve lugar em 1998, com áreas por todo o mundo seguindo-se logo depois, disse Haloviak. A maioria das regiões eclesiásticas completou auditorias nos últimos dez anos, inclusive a maior parte da Ásia, África, América do Sul e Europa.A Índia é o único país que nunca realizou uma auditoria de membros, declara Ng. E a Índia é o seu próximo destino. Durante sua viagem em junho, ele educará dirigentes da Igreja local de três uniões sobre a importância de limpar os registros de membros, bem como ensinar os melhores métodos para realizar isso."A maior parte das áreas percebe isso como a coisa certa a fazer", declara Ng. Ele diz que espera ver todas as regiões eclesiásticas participando.

Pedir auditorias de membros é um assunto delicado, admite Ng."Muitos encaram a perda de membros como uma perda de imagem", comenta ele, mas acrescenta que encarar a realidade é mais importante. Seja por apatia ou por deliberada negligência, os membros da Igreja têm causado a morte espiritual de muitos novos crentes, e uma auditoria de membros revela claramente quantos membros se foram.

Como as apresentações de Ng mostram, a perda de membros pode ser elevada. O sub-secretário para a Igreja a nível mundial, Larry Evans, declara que dar enfoque exagerado a um único aspecto do crescimento, como o aumento de membros, tem desempenhado uma parte na perda de novos membros.

No atual modelo administrativo, os pastores e administradores somente recebem crédito por novos membros acrescentados.

"Creio que precisamos perguntar não só quantos estamos batizando, mas quantos estamos restaurando", opina Evan. "Estamos apenas falando sobre um aspecto, somente tratando sobre evangelismo".Ao final de todas as suas apresentações, Ng conclui com este pensamento: Jesus não tinha a intenção de que o batismo fosse o fim de nossos esforços evangelísticos.

Muitos membros da Igreja confundem o acréscimo de novos membros com fazer discípulos -- o processo de nutrir e desenvolver que deve perdurar após uma pessoa vir para a igreja, declara Ng. "Ir, batizar e ensinar contribuem para o cumprimento da comissão, e não são um fim em si mesmos".

22 Apr 2009, Silver Spring, Maryland, United States - Megan Brauner/ANN
Fonte: Rede Adventista de Notícias


O maior segredo de Satanás

eating-disorder

“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, pois dele procedem as saídas da vida.” Provérbios 4:23.

Permita-me uma sugestão pouco confortável, mas imagine você no lugar de Satanás. Sua missão é controlar os seres humanos e mantê-los em rebelião a Deus. Seu ódio por Jesus te motiva a estabelecer uma forma de manipular a mente, onde está a sede das decisões de cada ser.

Em primeiro lugar você precisa de um plano. Como bom estrategista, não pode revelá-lo a ninguém. Com o plano ultra-secreto em mãos, marca uma reunião com seus aliados – os anjos caídos.

Os anjos ao ouvirem sua proposta infalível o aplaudem em pé. Fantástico! Imbatível! Os humanos serão como robôs controlados pelo mal! Enfim, as hostes malignas terão pleno controle da mente humana.

Pouco tempo depois você fica atônito – seu plano secreto fora revelado aos cristãos! Por essa você não contava, mas como esquecer que Deus sabe de todas as coisas!? Tudo o que foi tramado saiu nos noticiários adventistas, isso mesmo, foi tudo publicado! Ao abrir o texto da “repórter” Ellen G. White você não acredita no que lê:

“Satanás reuniu os anjos caídos a fim de inventar algum meio de fazer o máximo de mal possível à família humana. Foi apresentada proposta sobre proposta, até que finalmente Satanás mesmo imaginou um plano. Ele tomaria o fruto da vide, também o trigo e outras coisas dadas por Deus como alimento, e convertê-los-ia em veneno que arruinariam as faculdades físicas, mentais e morais do homem, dominariam de tal maneira os sentidos que Satanás teria sobre eles inteiro controle… Mediante o apetite pervertido, o mundo seria corrompido”. (E.G.White. Conselhos Para a Igreja, 103 e 104)

A mente humana tem sido comparada a um computador, em que a memória está a ser continuamente programada por uma destas duas fontes: Cristo ou Satanás. Como um computador, o seu funcionamento depende da informação recebida. Entenda como Deus se comunica conosco e como o que ingerimos tem haver diretamente com nossa espiritualidade e moralidade.

Os nervos cerebrais que se comunicam com todo o organismo são os únicos meios pelos quais o Céu se pode comunicar com o homem, em influenciar sua vida mais íntima. Seja o que for que perturbe a circulação das correntes elétricas no sistema nervoso, diminui a resistência das forças vitais, e o resultado é um amortecimento das sensibilidades da mente.” (E.G.White, Conselhos Para a Igreja,103) .

“A intemperança de qualquer espécie insensibiliza os órgãos da percepção e enfraquece de tal maneira o poder dos nervos cerebrais que as coisas eternas não mais são apreciadas, mas são colocadas no mesmo nível das comuns. As mais elevadas faculdades da mente, que visavam os mais alevantados propósitos, são trazidas em servidão às paixões mais baixas. Se nossos hábitos físicos não forem corretos, nossas faculdades mentais e morais não podem ser fortes; pois existe grande afinidade entre o físico e o moral” (E.G.White, Conselhos Para a Igreja,103).

Agora de forma mais detalhada e citando nomes, Deus revela quais são os principais vícios usados por Satanás para controlar a mente humana:
Satanás está levando o mundo em cativeiro mediante o uso das bebidas alcoólicas e do fumo, café e chá preto. A mente dada por Deus, que deve ser conservada clara, é pervertida pelo uso de narcóticos. O cérebro não mais é capaz de discernir corretamente. O inimigo tem o controle. O homem vendeu sua razão por aquilo que o enlouquece. Não tem senso algum do que é direito. Todavia a maldição da bebida alcoólica é legalizada, e opera ruína indizível nas mãos dos que gostam de condescender com aquilo que, não somente arruína a pobre vítima, mas a família inteira”. (E.G.White, Evangelismo. 529).
“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, pois dele procedem as saídas da vida” Provérbios 4:23.

Para haver uma mudança em nossos hábitos de alimentação e estilo de vida, precisamos em primeiro lugar mudar nosso interior e nossa compreensão acerca deste assunto.
Infelizmente temos a tendência de colocar nosso gosto ou prazer acima da razão e da espiritualidade.

“Como o fermento, misturado à farinha, opera do interior para o exterior, assim é pela renovação do coração, que a graça de Deus atua para transformar a vida. Não basta a mudança exterior para nos pôr em harmonia com Deus. Muitos há que procuram mudar, corrigindo este ou aquele mau hábito, e esperam desse modo tornar-se cristãos, mas estão a começar no lugar
errado. O nosso primeiro trabalho é no coração.” (E.G.White, Parábolas de Jesus, 97).

Podemos ver facilmente que o método usado por Deus para alcançar o Seu objetivo para o homem é começar pela mente ou coração. Mas mesmo isto deverá acontecer mediante a nossa permissão voluntária. “Eis que estou à porta e bato…”
Apocalipse 3:20. “Se quiserdes, e ouvirdes, comereis o bem desta terra”. Isaías 1:19. Dá-me, filho meu, o teu coração, e os teus olhos observem os meus caminhos.” Provérbios 23:26

Diz-se freqüentemente sobre alguém que está a aprender a tornar-se cristão, “Só lhe falta abandonar este ou aquele mau hábito”. Posses, atitudes ou hábitos de vida não são o problema; são apenas sintomas do verdadeiro problema. Deus diz “…o homem olha para o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração” I Samuel 16:7.

Agora você já sabe sobre o plano ultra-secreto de Satanás. Mas espere um pouquinho, o que você faria no lugar dele agora que seu plano foi descoberto pelos adventistas? Pense um pouco!

Não sei o que você pensou, mas posso dizer que Satanás está satisfeito, pois mesmo tendo seu plano descoberto parece que muitos não estão nem aí, a maioria ignora os “Conselhos Sobre Saúde” e os “Conselhos Sobre o Regime Alimentar”.

Muitos zombam dos que estão tentando praticar um regime saudável com piadinhas, ou se desculpam dizendo ser extremistas os que o praticam, e que o “equilíbrio” é o ideal. Terrível engano, chamar de equilíbrio usar alimentos ou bebidas que interrompem a comunicação com o Céu!

“Você é o que você come”, diz um ditado, que poderia muito bem estar na Bíblia devido à sua veracidade.
Jesus morreu por você e deseja ser o Senhor da sua vida. Ele deseja colocar Suas vestes de justiça para encobrir nossos pecados e nos perdoar. É por isso que Ele tem tanto interesse em nossa saúde mental e física, pois disso depende uma eficaz comunicação entre Deus e o homem.

Pr. Yuri Ravem
yuriravem@yahoo.com.br

Aquecimento global é nova religião

Desta vez, não é um blog adventista como o Minuto Profético ou o Diário da Profecia - nem mesmo este blog - que afirma algo como o título desta postagem. Deu no site Opinião e Notícia: "É o que diz um renomado geólogo australiano, para quem as alterações climáticas são uma farsa perpetuada por ambientalistas. Ian Plimer, que é professor de geologia da mineração na Universidade de Adelaide, chega mesmo a dizer que a ideia do aquecimento global virou a nova religião para as elites urbanas dos países ricos. Ele é um crítico do chamado 'aquecimento global antropogênico' — ou seja, produzido pelo ser humano — e da ortodoxia ambiental corrente, segundo a qual o fenômeno pode ser revertido por meio da redução da poluição atmosférica.

"Para Plimer, o aquecimento global é algo natural, com muitos precedentes na história do planeta. Ele não é o primeiro cientista renomado a dizer isso, mas dá mostras de que não irá se dobrar ante a pressão do 'jacobinismo ambiental'. Plimer acaba de publicar o seu mais recente livro sobre o tema do aquecimento global.

"Trata-se de Heaven and Earth — Global Warming: The Missing Science, no qual ele retoma muito de um livro seu de 2001. Plimer encontrou dificuldades para achar uma editora disposta a publicar seu último livro devido à intimidação do lobby ambientalista, mas Heaven and Earth já vendeu cerca de 30 mil cópias na Austrália e parece estar indo bem no começo das vendas na Grã-Bretanha e nos EUA.

"Basicamente, o geólogo australiano diz que o caráter dinâmico do clima da Terra sempre foi conhecido pelos geólogos, e essas mudanças são cíclicas e aleatórias, não sendo causadas ou significativamente afetadas pelo comportamento humano."

Nota: O que Plimer parece não saber é que o ambientalismo, também conhecido como ECOmenismo, está ajudando a unir movimentos, grupos e instituições tão díspares como o Vaticano e cientistas ateus em torno de um mesmo ideal: salvar a Terra da destruição. E eles têm até uma proposta: parar um dia na semana para que o planeta possa "descansar". Que dia será esse? [ Michelson Borges]


Previsões sobre aquecimento global são questionadas

Ninguém sabe exatamente quanto a temperatura da Terra irá se elevar devido às emissões de carbono. Todas as conclusões do IPCC sobre o clima futuro e o aquecimento global utilizam o termo provável de acontecer (likely). Mas, agora, um novo estudo, publicado na Nature Geoscience, afirma que as melhores previsões feitas pelos cientistas sobre o aquecimento estão provavelmente incorretas. Segundo a equipe da Universidade Rice, nos Estados Unidos, os modelos climáticos utilizados atualmente explicam apenas metade do aquecimento que ocorreu durante um período bem documentado de rápido aquecimento global no passado remoto da Terra. O estudo contém uma análise de registros publicados de um período de aquecimento rápido ocorrido há 55 milhões de anos [sic], conhecido como máximo termal do Paleoceno-Eoceno (PETM - Palaeocene-Eocene Thermal Maximum).

"De forma resumida, os modelos teóricos não conseguem explicar o que nós observamos nos registros geológicos", disse o oceanógrafo Gerald Dickens, coordenador da pesquisa. "Parece haver algo fundamentalmente errado com a forma como a temperatura e o carbono estão conectados nos modelos climáticos."

Para interpretar a realidade, os cientistas levantam hipóteses. Quando são devidamente fundamentadas por evidências, essas hipóteses passam a ser chamadas de teorias, porque se demonstra que elas têm poder explicativo sobre a realidade. A partir de teorias bem fundamentadas, os cientistas constroem modelos teóricos - geralmente na forma de programas de computador - que permitem fazer raciocínios do tipo "O que acontece se...". Os modelos climáticos usados para a previsão do tempo e para todas as conclusões relacionadas ao aquecimento global são programas desse tipo.

O que aconteceu agora foi que as evidências que embasam a teoria e, portanto, sustentam o modelo teórico, foram questionadas. Se as evidências - muitas vezes erroneamente chamadas de "provas" - forem derrubadas, então todas as conclusões dos modelos deixam de ser válidas ou, no mínimo, precisam ser adequadamente ajustadas.

A negação de evidências anteriormente obtidas e consideradas válidas é um evento diário e corriqueiro nas ciências e pode acontecer por inúmeras razões, entre as quais a obtenção de maior quantidade de dados, de melhores dados, pelo desenvolvimento de instrumentos de medição mais precisos e até pela reinterpretação dos dados anteriores, apenas para citar algumas.

Por outro lado, muitas teorias se estabelecem mesmo na ausência de evidências práticas, como aconteceu com a Teoria da Relatividade de Einstein [e, é bom lembrar, com a Teoria Geral da Evolução], que foi negada por seguidos experimentos no início do século 20. Essa foi a razão pela qual Einstein nunca recebeu o Prêmio Nobel pela Teoria da Relatividade - ele recebeu o prêmio pela descoberta do efeito fotoelétrico. Mais tarde, experimentos mais aprimorados finalmente deram razão à teoria.

Todo esse processo - num sentido e noutro, da negação e da validação - está acontecendo agora com a teoria do aquecimento global. Durante o período PETM, por razões ainda desconhecidas, a quantidade de carbono na atmosfera da Terra subiu rapidamente. Por esta razão, o PETM, que foi identificado em centenas de amostras de sedimentos recolhidos ao redor de todo o mundo, é provavelmente a melhor analogia com o que está acontecendo atualmente na Terra. A maioria dessas conclusões vêm de amostras recolhidas em perfurações feitas no leito oceânico ao longo dos últimos 20 anos. [Apenas para pensar: Esse aumento de carbono na atmosfera não poderia ter sido resultado de uma intensa atividade vulcânica decorrente de uma catástrofe pontual no passado? Isso é previsto no modelo diluvianista descrito pelo geólogo Nahor Naves de Souza Jr., em seu livro Uma Breve História da Terra.]

Além da elevação dos níveis do carbono atmosférico, as temperaturas globais subiram dramaticamente durante o PETM. As temperaturas médias subiram cerca de 7 graus Celsius em um curto período, geologicamente falando, de 10.000 anos.

Dickens e seus colegas Richard Zeebe e James Zachos calcularam que o nível de carbono na atmosfera elevou-se em 70% nesse período. E aí começam os problemas dos modelos em uso atualmente. Uma elevação de 70% não significa dobrar o volume de carbono na atmosfera. Desde o início da Revolução Industrial, os níveis de carbono se elevaram em um terço, em grande parte - mas não totalmente - pela queima de combustíveis fósseis. Se as emissões continuarem, atingiremos um nível equivalente ao dobro do período pré-Revolução Industrial dentro de um século ou dois.

Quando usaram seus novos dados, os pesquisadores descobriram que os modelos do clima podem explicar apenas metade do aquecimento que a Terra sofreu naquele período, 55 milhões de anos atrás [mas que não precisa ser assim tão antigo].

A conclusão, afirma Dickens, é que alguma outra coisa que não o dióxido de carbono causou a maior parte do aquecimento durante o PETM. Logo, não é válido concluir, a partir das emissões de carbono, as daquele período ou as atuais, que essas emissões causarão tal ou qual aumento de temperatura.

"Algum efeito de retroalimentação, ou outros processos que não estão sendo levados em conta nesses modelos - os mesmos usados pelo IPCC para as melhores previsões atuais para o aquecimento global ao longo do século 21 - causaram uma porção substancial daquele aquecimento que ocorreu durante o PETM", diz Dickens.

Para fazer melhores previsões sobre o aquecimento global atual, os cientistas deverão então revisar seus modelos. Para isso, contudo, eles terão antes que descobrir esses processos que levaram ao aquecimento e que poderão estar ou não presentes na atualidade.

Esta não é a primeira vez que as conclusões do IPCC sobre o aquecimento global são questionadas. Uma pesquisa demonstrou que, sozinho, o Sol é responsável por um quarto de todo o aquecimento global. Também se demonstrou que os modelos do aquecimento global estão errados na interpretação do papel das nuvens no clima. Outro estudo sobre as nuvens demonstrou uma incorreção nos cálculos que reduziria em 75% as previsões do aquecimento global.

Outras pesquisas sobre fatores naturais demonstraram que o aquecimento do Oceano Atlântico deve-se a causas naturais, e não foi causado pelo homem, assim como fenômenos naturais equilibram a influência do homem no aquecimento global.

Há ainda os cientistas que veem interesses políticos no atual movimento climático, além daqueles que alertam para os efeitos danosos do catastrofismo que tomou conta do debate ambiental.

(Inovação Tecnológica)

Nota: É interessante notar que existem pessoas que, a despeito do desconhecimento de tendências que só são percebidas à luz dos eventos proféticos, estão contestando os dados da ONU/IPCC (e da turma do Al Gore, com sua verdade conveniente), dos ambientalistas do neopaganismo (Mãe Natureza/Gaia) e do Vaticano (que abraçou de vez a causa ambiental). Está mais do que claro que as técnicas de engenharia social e manipulação de medos artificialmente exagerados estão sendo utilizadas com fins político-religiosos. O descanso dominical já foi proposto como parte da solução para o fim do mundo: se os seres humanos cessarem suas atividades por um dia, a Terra poderá se recuperar - essa é a proposta já aceita por vários segmentos da sociedade, por isso mesmo considerada como item essencial da agenda do ECOmenismo, dado o seu poder de coalizão. Independentemente das pesquisas que questionam os dados alardeados quase toda semana pelo IPCC, os ECOmêmicos profetas do aquecimento global continuarão atribuindo à humanidade toda a culpa pelo problema e aproveitarão cada vez mais esse medo catástrófico insuflado pela mídia para levar avante suas pretensões de poder. Quem viver, verá...[Michelson Borges]

0 comentários:

Postar um comentário

 

©2009 Pão Espiritual | by RJR