Curso Básico de violão | |||
*** Antes de começarmos o curso básico de violão, daremos uma pequena introdução sobre esse instrumento com alguns conceitos básicos e nomenclaturas. Ao final da página, caso você já esteja apto a conhecer mais coisas clique para visualizar o mini-curso completo. .:: Introdução
Afinação Tradicional Ao tocar as cordas livres, a partir da mais grave, (de cima para baixo) nós emitimos os sons da notas:
1º Acertar a primeira corda de baixo para cima a mais fina, pressionando a quinta casa, toque e compare com o Diapasão movimente a taracha aumentando ou diminuindo a nota até ficar equivalente a altura da nota emitida pelo Diapasão. |
.::Cifras
As cifras são um Padrão usado para escrever as notas musicais usando letras.
Notas | Cifras |
La | A |
OBS: O melhor é que as cifras sejam decoradas. Para isso pratique muito cada acorde para conhece-lo melhor e dessa maneira ficar mais fácil lembrar.
Acordes
É a produção de varios sons simultâneos obtidos da combinação de varias notas. Nessa combinação há uma nota que é básica e nomeia o acorde, também chamada de Baixo.
Observe como exemplo estas combinações:
DO MI SOL, SOL MI DO ou DO SOL MI
Não importando a ordem das notas, esta combinação de três notas resulta no acorde de DO Maior.
No nosso estudo o acorde será representado por um gráfico que representa uma reprodução do braço do violão, veja abaixo:
C (Do Maior)
As linhas horizontais representam as cordas e as linhas verticais
são os trastes
Os números representam os dedos da Mão Esquerda onde:
1 - Indicador
2 - Médio
3 - Anular
4 - Mínimo
As letras representam as cordas do instrumento
A letra b e os três pontos no lado esquerdo do gráfico
representam os dedos da mão direita posicionados sobre
as cordas.
O b indica o dedo polegar chamado de BAIXO que é a nota
mais importante do acorde. A nota do baixo varia entre as cordas
4, 5 e 6 do instrumento, de acordo com o acorde executado.
Posições corretas das mãos
Mão direita
No exemplo do acorde de Do maior teremos o seguinte posicionamento
0 |-----|-----|-----|:E
P |--3--|-----|-----|:A
0 |-----|--2--|-----|:D
I |-----|-----|-----|:G
M |-----|-----|--1--|:B
A |-----|-----|-----|:E
Polegar -P Atinge a Corda 5 que é o Baixo do acorde
Indicador -I Atinge a Corda 3
Médio -M Atinge a Corda 2
Anular -A Atinge a Corda 1
A mão direita deverá cair sobre o tampo do violão fazendo uma
espécie de concha. É importante coloca a mão de maneira espontânea
sem forçar e sem retesar os nervos.
O polegar deve sempre ficar a frente dos demais dedos num ângulo
aproximado de noventa graus em relação ao dedo indicador.
Nesta posição o polegar ao tocar a corda 4 não atrapalha o dedo indicador
posicionado na corda 3. Observe a Fig. 1.
Fig.1
Mão esquerda
O polegar e colocado na parte de trás do braço e os demais dedos
sobre as cordas na parte da frente. Observe a Fig. 2.
A mão deve ser posicionada de tal forma que o polegar não ultrapasse
o braço do violão, deixando a mão livre para percorrer o braço
do instrumento.
Fig.2
Na formação de um acorde mantenha os dedos na posição mais vertical possível,
isto evita um abafamento indesejado nas outras cordas. Veja Fig. 3.
Fig.3
Primeiros acordes para estudar
A (La Maior)
0 |-----|-----|-----|:E
b |-----|-----|-----|:A
0 |-----|--1--|-----|:D
. |-----|--2--|-----|:G
. |-----|--3--|-----|:B
. |-----|-----|-----|:E
Am (La Menor)
0 |-----|-----|-----|:E
b |-----|-----|-----|:A
0 |-----|--2--|-----|:D
. |-----|--3--|-----|:G
. |-----|-----|--1--|:B
. |-----|-----|-----|:E
A7 (La Maior com sétima)
0 |-----|-----|-----|:E
b |-----|-----|-----|:A
0 |-----|--2--|-----|:D
. |-----|-----|-----|:G
. |-----|--3--|-----|:B
. |-----|-----|-----|:E
E (Mi Maior)
b |-----|-----|-----|:E
0 |-----|--2--|-----|:A
0 |-----|--3--|-----|:D
. |-----|-----|--1--|:G
. |-----|-----|-----|:B
. |-----|-----|-----|:E
(Mi Maior com sétima)
b |-----|-----|-----|:E
0 |-----|--2--|-----|:A
0 |-----|--3--|-----|:D
. |-----|-----|--1--|:G
. |--4--|-----|-----|:B
. |-----|-----|-----|:E
D (Re Maior)
0 |-----|-----|-----|:E
0 |-----|-----|-----|:A
b |-----|-----|-----|:D
. |-----|--2--|-----|:G
. |--3--|-----|-----|:B
. |-----|--1--|-----|:E
Dm (Re Menor)
0 |-----|-----|-----|:E
0 |-----|-----|-----|:A
b |-----|-----|-----|:D
. |-----|--2--|-----|:G
. |--3--|-----|-----|:B
. |-----|-----|--1--|:E
Observe nos acordes acima que o Baixo é sempre dado na corda que
emite a nota nomeadora do acorde.
Ritmo e dedilhados.
O Tempo
Para ter uma noção básica sobre o tempo, vamos praticar
usando como marcador um relógio, a cada segundo passado
toque a 6ª corda do instrumento com o Polegar, siga o ritmo
dos segundos sem atrasar e nem adiantar. Vamos tocar a mesma nota
a cada segundo que passa.
Então vamos dizer que 1 tempo e igual a 1 segundo.
Agora vamos tocar a cada tempo uma nota diferente.
Usaremos 3 tempos.
No primeiro tempo toque com o polear a 6ª corda;
No segundo tempo toque com o polegar a 5ª corda;
No terceiro tempo toque com o polegar a 4ª corada;
Observe o esquema abaixo:
Tempos 1 2 3 1 2 ...
Dedos 0 P P P P P ...
Repita este movimento até sincronizar com perfeição, um
toque a cada tempo.
Dedilhado
É o processo de tirar notas sucessivas, uma corda de cada vez,
cada corda com um dedo diferente.
1º Dedilhado
Tempos 1 2 3 4 1 2 3 ...
Dedos 0 B 1 2 3 B 1 2 ...
000000 |_____|
000000 Ded. Completo
Onde:
B = Baixo
1 = Indicador
2 = Médio
3 = Anular
Exercício:
Para praticar este dedilhado vamos treinar no acorde de C (Do maior).
C
0 |-----|-----|-----|:E
b |--3--|-----|-----|:A
0 |-----|--2--|-----|:D
. |-----|-----|-----|:G
. |-----|-----|--1--|:B
. |-----|-----|-----|:E
Começamos tocando com o Polegar na 5ª corda indicado por b no gráfico,
agora toca-se o Indicador na 3ª corda, em seguida o dedo Médio na
2ª corda e finalmente o dedo Anular na 1º corda.
Tente executar no dedilhado o trecho abaixo, aplicando o dedilhado
completo duas vezes em cada posição. Você deve alcançar a perfeição
quando conseguir fazer as passagens de um acorde para outro seguindo
o tempo corretamente.
Am - A7 - Dm - Am - E - E7 - Am
Esse foi um pequeno e básico curso sobre Violão, também aplicado à Guitarra. Agora busque mais informações e procure um professor para aprofundar seus estudos.
0 comentários:
Postar um comentário