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Curso Básico de violão

*** Antes de começarmos o curso básico de violão, daremos uma pequena introdução sobre esse instrumento com alguns conceitos básicos e nomenclaturas. Ao final da página, caso você já esteja apto a conhecer mais coisas clique para visualizar o mini-curso completo.

.:: Introdução


*Iniciação ao Violão
Música - É a arte de combinar sons de uma maneira agradável.
Melodia - Combinação de sons sucessivos;
Harmonia - Combinação de sons simultâneos;
Ritmo - Uma combinação de valores das notas dispostas no tempo em que são executadas;

Existem maneiras diferentes de tocar o violão onde temos:

Violão Cifrado
O mais usado pelos violonistas onde o instrumento é usado para acompanhar seu canto, dispondo de acordes ou posições embutidos em um ritmo.

Violão Solado
Um método mais aprofundado onde o intérprete executa a melodia da música sem cantar. Muito usado em música erudita onde os violonistas realizam verdadeiras "acrobacias" com o instrumento.

*Partes do violão*

Partes do Violão

1 - Tampo
Corresponde ao corpo do violão. Onde a sonoride varia de acordo com o tamanho, formato, madeira usada na confecção do instrumento.
2 - Rastilho
Parte do instrumento que se prende as cordas
2 - Cavalete
Serve de suporte para prender o Rastilho na altura correta.
3 - Boca
Orifício localizado no corpo do violão por onde o som se propaga.
4 - Cordas
Parte fundamental onde são produzidas as notas musicais. O som e formado a partir da casa precionada no braço do instrumento.
5 - Braço
Parte do instrumento onde se localiza as casas e os trastes.
6 - Trastes
Dividem o braço do instrumento em casas de maneira à alcançar a altura correta das notas.
7 - Casas
Indicam exatamente a localização das Nota musicais.
8 - Pestana
Tem a função de servir como apoio para as cordas direcionando-as para as tarrachas.
9 - Tarachas
Tem a finalidade de alcançar a afinação correta, afroxando ou apertando as corda, conforme a necessidade.
10 - cabeça
Encontrada na parte superior do braço, serve de suporte para o mecanismo das Tarachas.



*MÃOS

Mãos

Dedos da mão esquerda

1 - Indicador
2 - Médio
3 - Anular
4 - Mínimo

Dedos da mão direita

P - Polegar
I - Indicador
M - Médio
A - Anular

Afinação Tradicional

Ao tocar as cordas livres, a partir da mais grave, (de cima para baixo) nós emitimos os sons da notas:

MI |---------------------------------------------
LA |---------------------------------------------
RE |---------------------------------------------
SOL|---------------------------------------------
SI |---------------------------------------------
MI |---------------------------------------------



Sempre antes de tocar o instrumento deve se conferir a afinação. Temos que dispor de um Diapasão que emite a nota LA (440 Hertz).

Acertar a primeira corda de baixo para cima a mais fina, pressionando a quinta casa, toque e compare com o Diapasão movimente a taracha aumentando ou diminuindo a nota até ficar equivalente a altura da nota emitida pelo Diapasão.

Obtendo na quinta casa corda 1 a nota La
Obtendo na corda 1 corda solta a nota Mi

Agora pressionamos na segunda corda a quinta casa (nota Mi), comparamos com a primeira corda solta a corda Mi já afinada movimente a taracha até obter o som igual a primeira corda.
Obtendo na quinta casa corda 2 a nota Mi
Obtendo na corda 2 corda solta a nota Si

A seguir pressionamos na terceira corda a quarta casa (nota Si), comparamos com a segunda corda solta a corda Si já afinada movimente a taracha até obter o som igual a segunda corda.
Obtendo na quinta casa corda 3 a nota Si
Obtendo na corda 3 corda solta a nota Sol

Continuando pressionamos na quarta corda a quinta casa (nota Sol), comparamos com a terceira corda solta a corda Sol já afinada movimente a taracha até obter o som igual a terceira corda.
Obtendo na quinta casa corda 4 a nota Sol
Obtendo na corda 4 corda solta a nota Re

Vamos pressionamos na quinta corda a quinta casa (nota Re), comparamos com a quarta corda solta a corda Re já afinada movimente a taracha até obter o som igual a quarta corda.
Obtendo na quinta casa corda 5 a nota Re
Obtendo na corda 5 corda solta a nota La

Finalmente pressionamos na sexta corda a quinta casa (nota La), comparamos com a quinta corda solta a corda La já afinada movimente a taracha até obter o som igual a quinta corda.
Obtendo na quinta casa corda 6 a nota La
Obtendo na corda 6 corda solta a nota Mi

Você pode também começar a afinação usando a quinta corda solta (la) e comparar com o som do Diapasão, apartir desta corda afinada você pode usar os mesmos passos acima para afinar as demais cordas.


.::
Cifras
As cifras são um Padrão usado para escrever as notas musicais usando letras.
Notas Cifras

La
Si
Do
Re
Mi
Fa
Sol

A
B
C
D
E
F
G



OBS: O melhor é que as cifras sejam decoradas. Para isso pratique muito cada acorde para conhece-lo melhor e dessa maneira ficar mais fácil lembrar.

Acordes

É a produção de varios sons simultâneos obtidos da combinação de varias notas. Nessa combinação há uma nota que é básica e nomeia o acorde, também chamada de Baixo.

Observe como exemplo estas combinações:

DO MI SOL, SOL MI DO ou DO SOL MI

Não importando a ordem das notas, esta combinação de três notas resulta no acorde de DO Maior.

No nosso estudo o acorde será representado por um gráfico que representa uma reprodução do braço do violão, veja abaixo:

C (Do Maior)

Dó Maior
As linhas horizontais representam as cordas e as linhas verticais
são os trastes


Cordas e Trastes
Os números representam os dedos da Mão Esquerda onde:
1 - Indicador
2 - Médio
3 - Anular
4 - Mínimo

As letras representam as cordas do instrumento

Letras
A letra b e os três pontos no lado esquerdo do gráfico
representam os dedos da mão direita posicionados sobre
as cordas.

O b indica o dedo polegar chamado de BAIXO que é a nota
mais importante do acorde. A nota do baixo varia entre as cordas
4, 5 e 6 do instrumento, de acordo com o acorde executado.

Posições corretas das mãos
Mão direita

No exemplo do acorde de Do maior teremos o seguinte posicionamento

0 |-----|-----|-----|:E
P |--3--|-----|-----|:A
0 |-----|--2--|-----|:D
I |-----|-----|-----|:G
M |-----|-----|--1--|:B
A |-----|-----|-----|:E

Polegar -P Atinge a Corda 5 que é o Baixo do acorde
Indicador -I Atinge a Corda 3
Médio -M Atinge a Corda 2
Anular -A Atinge a Corda 1


A mão direita deverá cair sobre o tampo do violão fazendo uma
espécie de concha. É importante coloca a mão de maneira espontânea
sem forçar e sem retesar os nervos.

O polegar deve sempre ficar a frente dos demais dedos num ângulo
aproximado de noventa graus em relação ao dedo indicador.
Nesta posição o polegar ao tocar a corda 4 não atrapalha o dedo indicador
posicionado na corda 3. Observe a Fig. 1.

Figura 1
Fig.1
Mão esquerda

O polegar e colocado na parte de trás do braço e os demais dedos
sobre as cordas na parte da frente. Observe a Fig. 2.
A mão deve ser posicionada de tal forma que o polegar não ultrapasse
o braço do violão, deixando a mão livre para percorrer o braço
do instrumento.


Figura 2
Fig.2
Na formação de um acorde mantenha os dedos na posição mais vertical possível,
isto evita um abafamento indesejado nas outras cordas. Veja Fig. 3.

Figura 3
Fig.3


Primeiros acordes para estudar

A (La Maior)

0 |-----|-----|-----|:E
b |-----|-----|-----|:A
0 |-----|--1--|-----|:D
. |-----|--2--|-----|:G
. |-----|--3--|-----|:B
. |-----|-----|-----|:E


Am (La Menor)

0 |-----|-----|-----|:E
b |-----|-----|-----|:A
0 |-----|--2--|-----|:D
. |-----|--3--|-----|:G
. |-----|-----|--1--|:B
. |-----|-----|-----|:E


A7 (La Maior com sétima)

0 |-----|-----|-----|:E
b |-----|-----|-----|:A
0 |-----|--2--|-----|:D
. |-----|-----|-----|:G
. |-----|--3--|-----|:B
. |-----|-----|-----|:E


E (Mi Maior)

b |-----|-----|-----|:E
0 |-----|--2--|-----|:A
0 |-----|--3--|-----|:D
. |-----|-----|--1--|:G
. |-----|-----|-----|:B
. |-----|-----|-----|:E


(Mi Maior com sétima)

b |-----|-----|-----|:E
0 |-----|--2--|-----|:A
0 |-----|--3--|-----|:D
. |-----|-----|--1--|:G
. |--4--|-----|-----|:B
. |-----|-----|-----|:E


D (Re Maior)

0 |-----|-----|-----|:E
0 |-----|-----|-----|:A
b |-----|-----|-----|:D
. |-----|--2--|-----|:G
. |--3--|-----|-----|:B
. |-----|--1--|-----|:E


Dm (Re Menor)

0 |-----|-----|-----|:E
0 |-----|-----|-----|:A
b |-----|-----|-----|:D
. |-----|--2--|-----|:G
. |--3--|-----|-----|:B
. |-----|-----|--1--|:E


Observe nos acordes acima que o Baixo é sempre dado na corda que
emite a nota nomeadora do acorde.

Ritmo e dedilhados.

O Tempo

Para ter uma noção básica sobre o tempo, vamos praticar
usando como marcador um relógio, a cada segundo passado
toque a 6ª corda do instrumento com o Polegar, siga o ritmo
dos segundos sem atrasar e nem adiantar. Vamos tocar a mesma nota
a cada segundo que passa.

Então vamos dizer que 1 tempo e igual a 1 segundo.

Agora vamos tocar a cada tempo uma nota diferente.

Usaremos 3 tempos.

No primeiro tempo toque com o polear a 6ª corda;
No segundo tempo toque com o polegar a 5ª corda;
No terceiro tempo toque com o polegar a 4ª corada;

Observe o esquema abaixo:

Tempos 1 2 3 1 2 ...
Dedos 0 P P P P P ...

Repita este movimento até sincronizar com perfeição, um
toque a cada tempo.

Dedilhado

É o processo de tirar notas sucessivas, uma corda de cada vez,
cada corda com um dedo diferente.

1º Dedilhado


Tempos 1 2 3 4 1 2 3 ...

Dedos 0 B 1 2 3 B 1 2 ...
000000 |_____|
000000 Ded. Completo

Onde:

B = Baixo
1 = Indicador
2 = Médio
3 = Anular

Exercício:

Para praticar este dedilhado vamos treinar no acorde de C (Do maior).

C
0 |-----|-----|-----|:E
b |--3--|-----|-----|:A
0 |-----|--2--|-----|:D
. |-----|-----|-----|:G
. |-----|-----|--1--|:B
. |-----|-----|-----|:E

Começamos tocando com o Polegar na 5ª corda indicado por b no gráfico,
agora toca-se o Indicador na 3ª corda, em seguida o dedo Médio na
2ª corda e finalmente o dedo Anular na 1º corda.


Tente executar no dedilhado o trecho abaixo, aplicando o dedilhado
completo duas vezes em cada posição. Você deve alcançar a perfeição
quando conseguir fazer as passagens de um acorde para outro seguindo
o tempo corretamente.

Am - A7 - Dm - Am - E - E7 - Am

Esse foi um pequeno e básico curso sobre Violão, também aplicado à Guitarra. Agora busque mais informações e procure um professor para aprofundar seus estudos.

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